Notice (8): Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE [APP/Config/bootstrap.php, line 41]
Warning (2): Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/tuicial/public_html/lib/Cake/Utility/Debugger.php:794) [CORE/Cake/Network/CakeResponse.php, line 459]
Linha do Tempo | Tuicial Indústria Gráfica

História

A Tuicial nasceu do empreendedorismo de Itagiba Fortunato e cresceu pelo dinamismo e dedicação da Família Fortunato e de seus profissionais. Com mais de 30 anos de atuação, a Tuicial Indústria Gráfica é referência em excelência no setor gráfico brasileiro. Com uma trajetória de profissionalismo e elevada qualidade no segmento gráfico, o Grupo Tuicial consolida cada vez mais sua posição no mercado.

1978

Em 1º de abril de 1978, o sonho do humilde tipógrafo dava os primeiros passos para se tornar realidade. Itagiba Fortunato, o homem que em poucos anos se tornaria um dos mais representativos empresários do setor gráfico de todo o Paraná, unia-se com mais dois sócios para dar início às atividades da Tuicial Indústria Gráfica. O nome Tuicial surgiu de uma junção bastante interessante: Itagiba que era um grande admirador de futebol, resolveu homenagear o clássico do esporte cascavelense: Tuiuti X Comercial (na época chamado de Tuicial), dando esse nome ao seu novo empreendimento. A sociedade em pouco tempo foi desfeita; e com muita dedicação e trabalho de qualidade, Itagiba e Geni, sua esposa, deram continuidade aos negócios.

1982

Quatro anos depois do surgimento da empresa, a Gráfica Tuicial já trilhava sua história de sucesso e empreendedorismo, e inaugurava sua nova sede em uma das principais avenidas de Cascavel, com uma ampla estrutura e parque gráfico com tecnologia de ponta.

1989

A Gráfica Tuicial chega aos seus 11 anos de mercado, sendo considerada referência em qualidade de impressão em todo o Paraná. Acompanhando a evolução da empresa, o ano de 1989 indica uma nova etapa na sua história e, consequentemente, isso se reflete com a primeira mudança na marca. O símbolo foi totalmente reestruturado, agora com um visual mais moderno, em forma circular. A marca passa a ser colorida, apresentando os tons azul e vermelho em sua composição.

1996

Nesse ano o grande empresário e empreendedor Itagiba Fortunato faleceu em um acidente aéreo. No entanto, a família Fortunato assumiu a frente dos negócios e deu continuidade ao sonho que Itagiba havia começado. Seus ensinamentos, sua garra e sua competência permanecem vivos até hoje na dinâmica de trabalho da Gráfica.

1997

Sempre atenta às novas tecnologias e às necessidades dos clientes e completando quase duas décadas de história, em 1997 a Gráfica Tuicial decide fazer uma nova adequação da sua marca. A mudança é singela e representa a motivação da Família Fortunato ao assumir os negócios, após o falecimento de Itagiba, para dar continuidade ao sonho que o humilde tipógrafo havia iniciado. A alteração na marca é pequena, apenas um reposicionamento do símbolo que do lado esquerdo passa a ser acima da tipologia.

2000

O desenvolvimento das atividades do Grupo Tuicial ampliou-se de tal forma que levou à criação de uma segunda empresa, especializada em impressos comerciais, dentro da própria Gráfica. Seguindo os passos da Tuicial, a nova empresa cresceu e tornou-se independente em 19 de abril de 2000, sob a denominação de Brilhograph Indústia Gráfica.

2001

Líder de mercado em impressos off-set e considerada uma das melhores e mais equipadas gráficas do Paraná, a Tuicial faz a adequação da sua identidade visual com o objetivo de representar em sua marca o crescimento da Gráfica ao longo dos anos. Em 2001, a sua assinatura ‘Gráfica Tuicial’ passou a ser ‘Tuicial Indústria Gráfica’. Além do nome, o símbolo também foi renovado, passando de um formato 2D para o 3D, ganhando uma aparência “globalizada”. Esse conceito, trabalhado na nova proposta da marca, configura a atual estratégia empresarial da Tuicial, representando a amplitude de sua atuação, além de estar sempre em sintonia com o que há de mais novo do universo da impressão.

2006

Em 8 de dezembro de 2006, a Tuicial Indústria Gráfica saiu na frente mais uma vez e demonstrando sua ousadia, visão de mercado e empreendedorismo adquiriu uma Heidelberg Speed Master CD 102 para o seu parque gráfico. Vindo da Alemanha, na época o equipamento era o maior e mais moderno investimento do Paraná na área de impressão. A avançada máquina alcança uma área de impressão na medida de 72X102 cm e imprime 5 cores de uma única vez, mais o verniz. Esse investimento é o reflexo dos resultados alcançados nos últimos anos e também configura as novas exigências de mercado, pois o Grupo Tuicial vem rompendo barreiras dia após dia e conquistando novos espaços no mercado gráfico brasileiro e sul-americano.

2009

Neste ano a Tuicial deu um grande passo: a conquista da implantação do selo FSC (Forest Stewardship Council), que certifica os produtos impressos com papéis provenientes de florestas manejadas de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.

2011

Inovando novamente, neste ano houve a aquisição de uma nova impressora Heidelberg Speed master. Desta vez, uma XL75 com 8 cores e reversão, imprimindo 15.000 folhas/horas.

Neste mesmo período houve a implantação da ISO 9001 e a certificação para uso das tintas Soy Ink nos materiais.

2012

A Tuicial Indústria Gráfica adquire mais um equipamento de ponta que irá agilizar sua produção no segmento editorial. Trata-se de uma Encapadeira Muller Martini Monostar, máquina responsável pela realização de lombada quadrada e cola PUR ou HDTMELT e também colagem de capaz em revistas, livros e catálogos.

Este equipamento intercala, cola e refila os materiais em linha (sistema on-line), possuindo uma capacidade produtiva de 4 mil livros/hora.

2015

No ano de 2015 foi apresentado o projeto e teve início a construção da nova sede da Gráfica Tuicial. Em um novo endereço, a estrutura será ampla e moderna, com layout configurado para otimizar o processo produtivo.

2016

Neste ano a Tuicial mostra mais uma vez o porquê é uma das melhores no setor gráfico da região. Já no novo parque gráfico que se encontrava em fase de acabamento, foi adquirida e instalada uma nova Heidelberg Speed Master CD 102 4 cores mais verniz. E, assim como a outra, alcança uma área de impressão de 72X102 cm.