Guia do fechamento de arquivo

Já ouviu falar em perfil de cor, grayscale, overprint, sangria??? Calma! Sabemos que são muitos termos e que, de início, pode parecer muito complicado… Mas juramos que não é!

E foi pensando em te ajudar nesse processo de envio dos seus arquivos finais para o nosso setor de Pré-impressão que montamos esse passo a passo descomplicado.

Está preparado? Então vamos lá =)

 

A primeira coisa que você precisa fazer é checar se o perfil de cor do programa que você está utilizando é compatível com o que nós usamos aqui na Tuicial. Para isso, você precisará abrir o programa que utilizou para diagramar seu arquivo (In Design, Illustrator, Photoshop, Corel Draw, etc.) e clicar em Editar, na barra superior e, em seguida, selecionar Configurações de cores (Ctrl + K). Você pode baixar o nosso perfil de cor aqui, dessa forma basta fazer o download, dar dois cliques e pronto! Caso prefira fazer manualmente, basta configurar a parte espaços de trabalho dessa maneira:

RGB: Adobe RGB (1998)        CMYK: Coated Fogra 39

Após esse processo, confira se o seu arquivo está na configuração correta. Para isso, vá na aba Arquivo > Configuração de cor do documento. O modo CMYK deve estar selecionado – nunca deixe em RGB.

Caso utilize cores especiais, encaminhe o número do Pantone de cada cor junto com o material.

Para garantir que a cor preta saia de forma intensa, selecione todos os pretos do arquivo, dê dois cliques e configure a cor para C:30%, M:0%, Y:0%, K:70%.

Em caso de ter utilizado textos pretos em cima de fundos coloridos, não se esqueça de habilitar o overprint. Já em casos de textos brancos, desabilite o overprint.

Para garantir que a qualidade das imagens na impressão do seu material, configure a resolução para 300 DPI’s. Para as fotos em preto e branco, utilize a configuração de grayscale.

Lembre-se: efeitos como degradê, sombra e texturas devem sempre ser convertidos em imagem.

Caso o material tenha verniz localizado, hot stamping, relevo ou facas especiais, você deve encaminhar um arquivo separado desses acabamentos em vetor junto com o pedido do material.

Como forma de segurança, pedimos que deixe uma sangria de 6mm tanto para dentro, quanto para fora do material. Para isso, clique em Arquivo > Configuração de documento > Sangria > 6mm.

Se estiver finalizando uma revista, catálogo ou apostila, em que o acabamento seja lombada quadrada, lembre-se de sempre deixar 15 mm para a direita na primeira página do miolo, e 15 mm para a esquerda na segunda capa. O mesmo processo deverá ser feito com a última página do miolo com a terceira capa. Para saber quantos milímetros deixar para a lombada, utilize a nossa ferramenta calculadora de lombada.

Para finalizar, não se esqueça de enviar páginas individuais no mesmo arquivo e de colocar o tamanho real do produto no arquivo.

Agora é só salvar em PDF X1-A. Para isso, baixe as configurações aqui e, caso necessário, siga o tutorial que está junto no arquivo.

Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.

Ah, e não se esqueça que pode sempre contar com a gente! 😊

Materiais de suporte

Gabaritos

São bases de arquivos pré-montados nos formatos .psd .ind .ai e .cdr

Manual

Um guia de como fechar o arquivo da melhor maneira para a impressão final.

Perfil de cor

Um action que ajusta as cores dos programas para o perfil que utilizamos na Tuicial.